Dados da Cidade


Confira as informações sobre Glória de Dourados-MS

História

Site Oficial - www.gloriadedourados.ms.gov.br
Em 1955, Glória de Dourados teve seu povoamento ligado a implantação da colônia federal de Dourados. Clodomiro Albuquerque, administrador da colônia, determinou 8 lotes do projeto para constituir o início de uma povoação. Com base em planta elaborada por Paulo Thiry, foram executados, em 2 de maio de 1956, os trabalhos preliminares da área da futura povoação.

Foi elevada a distrito pela lei 1.197, de 22 de dezembro de 1958 e o município criado pela lei 1.941, de 11 de novembro de 1963.[10]

Geografia
Localização

O município de Glória de Dourados está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Localiza-se a uma latitude 22º25'03" sul e a uma longitude 54º13'57" oeste. Distâncias:
267 km da capital estadual (Campo Grande)
1 251 km da capital federal (Brasília).

Geografia física
Solo Abrange duas unidades geomorfológicas que são, respectivamente, Planalto de Dourados e Divisores das Sub-bacias Meridionais, esculpido em rochas basálticas da formação Serra Geral e rochas areníticas da Formação Caiuá.

Relevo e altitude
Está a uma altitude de 400 m. Seu relevo apresenta modelados planos e formas dissecadas de topos tabulares. Está na transição entre os afloramentos de basalto e arenito, com predominância do segundo. A pequena extensão da área não deixa muito nítida a diferença de dissecação do relevo, mesmo assim pode-se notar a predominância de relevo plano na área recoberta por basalto na totalidade do município de Glória de Dourados.

Clima, temperatura e pluviosidade
Está sob influência do clima temperado (CWA). As principais massas de ar que atuam na região meridional de Mato Grosso do Sul são: Massa Tropical Atlântica (Ta), com atividade constante durante o ano; Massa Polar Atlântica (Pa), com atividade marcante durante o inverno; Massa Equatorial Continental (Ec), com influência marcante durante o verão e Massa Tropical Continental (Tc), também com maior presença no verão.

Segundo a EMBRAPA/Dourados, estudos sobre precipitação, temperatura, umidade relativa, evapotranspiração e veranico possibilitam caracterizar o clima da área como Cwa na classificação de Köppen (clima temperado úmido, com inverno seco, verão quente), pois a temperatura do mês mais frio (junho) é inferior a 18 °C e a do mês mais quente (janeiro) é superior a 22 °C. Além disso, o total de chuva no verão supera mais de duas vezes a menor precipitação mensal.

Hidrografia
Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. O município de Glória de Dourados é banhado pelo rio Pirajuí. Além desses, ainda merecem destaque na área alguns córregos como o Lagoa Bonita, 2 de Julho e São Pedro.

Vegetação
Se localiza na região de influência do Cerrado. Principais formações vegetais que já recobriram a porção meridional de Mato Grosso do Sul são: a Floresta Estacional Semidecidual, o Cerrado e Campos, mas aparecem, também, a Floresta Aluvial e a Floresta Submontana.

Geografia política
Fuso horário
Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Grenwith.

Área
Ocupa uma superfície de de 491,758 km².

Subdivisões
Glória de Dourados (sede), Guaçulândia

Arredores
Ivinhema, Deodápolis, Fátima do Sul, Vicentina e Jateí